RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria

minha história

Hoje eu consigo olhar para trás e ver que na minha história o Chocolate sempre foi um presente, tanto para mim como para as pessoas que o recebiam.

Desde criança, eu gostava da magia que acontecia dentro de uma cozinha.

Um lugar meio proibido, de onde inicialmente eu assistia tudo acontecer, sentadinha na bancada, a uma distância segura do fogão, mas perto o suficiente para raspar as tigelas de massa de bolo feitas pela Maria, uma das minhas mães.
Aos poucos fui entrando naquele ambiente, pedindo licença para as panelas e fazendo as sobremesas e doces das festas de família.

Aprendi com a minha irmã, que já vendia brigadeiro na escola. O brigadeiro dela era diferente de todas as receitas que eu já tinha visto. O brigadeiro foi um sucesso de vendas e, a partir dessa receita eu brincava, saborizava, colocava até halls de uva verde na massa, meu preferido, confesso rsrs.
Fui sendo conhecida como a menina dos doces por onde passava. Primeiro pelas escolas, depois na Faculdade de Psicologia. Aos poucos, vender brigadeiros se tornou minha fonte de renda, mas quando me falavam que um dia essa seria a minha profissão, eu ria e dizia que era apenas um hobby.

Fui sendo conhecida como “a menina dos doces” por onde passava. Primeiro pelas escolas, depois na faculdade de Psicologia. Aos poucos vender brigadeiros se tornou minha fonte de renda, mas quando me falavam que um dia essa seria a minha profissão, eu ria e dizia que era apenas um hobby.

Lembro da minha primeira páscoa, que foi quase uma brincadeira. Em 2010, eu fiz ovinhos recheados com ganache para presentear pessoas queridas. O sucesso foi tanto que, quando percebi, pisquei e tinha vendido uns cem ovos de páscoa. Foi nesse momento, depois de já estar no mundo dos doces há uns 10 anos, que eu entendi que aquele seria o meu caminho.

RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-02

2010

Depois dessa páscoa, me apaixonei verdadeiramente pelo chocolate. Quis compreender cada um dos seus processos: como derreter, por que respeitar temperaturas, por que a temperagem é tão importante… Mas nessa fase da minha vida eu não tinha muito tempo para aprender mais, porque ainda cursava Faculdade de Psicologia, então ia aprendendo como dava.
No ano seguinte (2011), me preparei melhor, já tinha entendido que a Páscoa era uma fonte de renda considerável para quem trabalha com chocolate. Comprei os insumos necessários, comecei a divulgar mais cedo e, novamente, aconteceu algo inesperado: 7 mil unidades vendidas e um bom dinheiro na conta.
Lembro que esse foi o primeiro ano que precisei contratar pessoas. Mas virei muitas noites e passei vários perrengues para fazer acontecer.

RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-03

2012

Eu nem imaginava a necessidade de um ar condicionado (!!!) para dar conta das grandes produções que eu aceitava fazer. Usava uma temperadeira que não era de qualidade e achava que o chocolate tinha que pré-cristalizar na geladeira.
Eu olho para trás com muito carinho pela minha história, mas sei também que se eu tivesse acesso ao conhecimento, ao esclarecimento de como são os processos de trabalho com o chocolate, da melhor maneira de trabalhar e armazenar, eu não teria dormido tão pouco e sofrido tanto.
Depois de muito perrengue, percebi que precisava buscar conhecimento. Nossa! Quanta energia, dinheiro e tempo gastei fazendo processos que eram intuitivos mas que poderiam ser otimizados. Quem nunca?
Nas vésperas de me formar, vi que eu poderia me dedicar profundamente ao chocolate. Em 2014 COMECEI A ESTUDAR O QUE EU MAIS AMAVA, e não parei mais! Posso te dizer que a sensação de estar ali, estudando e compreendendo mais a fundo o universo do chocolate, era uma sensação indescritível!

RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-04

2014

Formei em psicologia e saí correndo para estudar o que eu amava: chocolataria!

A cada curso que eu fazia, menos erros, mais controle, mais consciência, menos desperdício, mais tempo livre.

2015

Em 2015, minha vida mudou novamente por causa dos brigadeiros: criei um foodcart para levar meus brigadeiros para eventos. Foi a virada de chave da DoceRê!
A partir daí, fui ficando mais conhecida, capitalizando a minha empresa e gerando uma transformação a partir de processos simples e gostosos de executar.
O brigadeiro foi minha principal fonte de renda durante anos! Através dele realizei muitos sonhos, conquistei muitas coisas, pessoal e profissionalmente.
Até que eu percebi algo que, na verdade, eu sempre soube: meu processo de aprendizagem gira em torno de ensinar, e foi a partir de um projeto voluntário, com mães na APAE, que em 2016, me vi professora.
Nesse projeto, eu as ajudei para que tivessem uma nova fonte de renda, já que a dedicação em tempo integral com os filhos, muitas vezes, impede essas mães de trabalhar fora de casa. E elas ajudaram a mudar minha vida, a encontrar meu propósito. Estar ali foi me conectar com algo maior. Percebi que, junto com a paixão pelo chocolate, o que eu amava de verdade era ensinar sobre ele.

RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-05

2015

Criei o Projeto Mulheres da APAE, com cursos profissionalizantes para mulheres mães de crianças especiais. Das minhas maiores realizações, foi um movimento lindo em que pude me reconectar com a minha formação em psicologia social especializada em mulheres. Aprendi mais do que ensinei, e foi ali que acendeu a luz para me mostrar que o que eu amava mesmo era compartilhar experiências e conhecimento.

Depois disso, comecei a dar aulas por MG como culinarista do Grupo Barry Callebaut e a seguir meu caminho como professora. Me conectar com o meu propósito fez com que eu quisesse aprender ainda mais.

RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-07

2016

Aluna em Chocolate Academy.

Não importava a condição financeira, eu sempre investia em conhecimento.

2016

Em 2017, aquele desejo de dar aula em um espaço meu estava mais vivo do que nunca, mas o medo da imperfeição me impedia de tirar o sonho do papel.
Até que um dia recebi uma mensagem de duas amigas queridas:
— “Então Rê, sábado vamos ai no seu ateliê pra você dar aula pra gente”.
Não tive como dizer não, e eis que surgiu a primeira turma de CHOCOLATARIA I.
A divulgação dos resultados das produções do curso foi um sucesso absoluto. Lembro de ter passado os dias seguintes respondendo pessoas e fechando novas turmas. É muito presente na minha lembrança também os detalhes de criar uma apostila completa, com um papel que fosse durável para o ambiente da cozinha, um certificado bonito, e de providenciar equipamentos de qualidade. Eu queria que os meus alunos tivessem a melhor experiência possível. E assim foi, com muitas turmas lindas!

RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-08

2017

Primeira aula no Ateliê.

O feito é melhor que perfeito. Se dependesse de mim, talvez eu nunca estivesse pronta o suficiente para ensinar. Mas essas duas amigas queridas da foto, por quem eu tenho muito afeto, agendaram uma aula e foram correndo para o Ateliê, e esses foram os primeiros passos do curso Chocolataria I.

2017

Nasce a marca Renata Penido.

Meu olhar sobre meu trabalho havia mudado, e, com a certeza de que ensinar era o meu caminho, surgiu uma nova marca.

RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-11
RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-10

2018

E com o CHOCOLATARIA I surgiram mais dois novos níveis: CHOCOLATARIA II e III.
Em dois anos, foram mais de 600 alunos que passaram pelo ateliê, em Belo Horizonte. Em 2020 precisei interromper os encontros presenciais devido à pandemia.

A paixão pelos caramelos e a Caramelier Renata Penido

Com a paixão pelos chocolates, veio a paixão pelos caramelos. Uma vez, fui aluna em um curso em que um dos produtos ensinados era uma bala de caramelo. Eu experimentei e achei incrível toda aquela explosão de afeto na minha boca!

Mas, quando resolvi me aprofundar, não encontrei cursos, nem livros, muito menos informações na internet (e tanto tempo depois ainda vejo isso acontecer). O pouco do que eu encontrava estava sempre em outros idiomas. Por isso, tive que correr atrás, fazer muitos testes, até criar um material que deixasse o caminho do universo dos caramelos mais claro para os meus alunos, já que esse era um recheio bastante presente nas receitas que eu ensino.
A falta de material sobre caramelo foi sempre uma questão que me tocou. E eu comecei a achar uma pena o caramelo ser coadjuvante nos cursos.
Eu passei a virada de 2017 para 2018 em um avião indo pra França. Lá eu me propus a visitar 45 confeitarias a pé, e no caminho encontrei a loja de um caramelier. Eu nem sabia dessa possibilidade, mas naquele momento decidi que eu queria ser também uma caramelier.
Parte de todo o conhecimento adquirido na aventura de se especializar nessa área, virou o curso de caramelos!

conhecimento liberta

e eu quero levar isso para cada vez mais pessoas!

Sigo até hoje, investindo em conhecimento e buscando experiências para aprimorar cada vez mais tudo o que compartilho com meus alunos.

2018

Visita às plantações de cacau da Fazenda Sagarana, no Sul da Bahia
Compreender e acompanhar todo o processo do insumo que é a minha paixão. Em 2018 tive a oportunidade de fazer minha primeira visita às plantações de cacau, e me apaixonei mais ainda pelo chocolate.

RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-13
RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-12

2018

Salon Du Chocolat em Paris. Após conhecer as plantações de cacau, fui ao maior evento de Chocolate do mundo, assistir o campeonato mundial e ficar frente a frente com profissionais que admiro.

2019

Estágio na Espanha com Jordi Bordas. Em 2019 tive a oportunidade de passar 4 meses na Espanha, aprendendo com o campeão mundial de confeitaria Jordi Bordas. Foi uma experiência incrível, mas morri de saudade do Brasil. Percebi mais ainda que amo o que faço e me orgulho do meu país, do meu estado e da minha cidade!

RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-15
RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-14

2019

E chegou um momento em que a demanda pelos meus cursos se tornou mais alta do que minha possibilidade de ensinar. Haviam também pessoas que queriam muito aprender comigo, mas que teriam que atravessar o país para isso.
Surgiu, então, o desejo de gravar o curso de CHOCOLATARIA I para oferecê-lo online, e no início de 2019 decidi gravar um curso que reproduzisse 100% a experiência presencial. Um curso com um acompanhamento de perto a partir da comunidade de alunas, com a possibilidade de ver resultados reais e a evolução de pessoas do outro lado do mundo.
E foi assim que, em novembro de 2019, o meu Curso On-line de Chocolataria I nasceu. É o meu curso de maior sucesso! E com a chegada da pandemia foi a maneira mais bonita para eu poder seguir junto com meus alunos, e entregar esse presente que eu amo e transformou a minha vida: ensinar a se sentir seguro e perder o medo de trabalhar com um dos alimentos mais lindos e potentes do mundo, o chocolate. E que honra a minha!

2020

Me tornei professora na Chocolate Academy SP e nasceu o Curso On-line O Universo dos Caramelos

RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-16

cases de sucesso

Selo_depoimentos

a poesia das cores e os bombons que são verdadeiras joias

Se a poesia já era uma constância por aqui, eu também me tornei uma pessoa mais colorida depois disso. A cor começou a fazer parte da minha vida, e eu comecei a colocar ela para fora de várias maneiras: na minha forma de vestir, nas escolhas de como se maquiar, nos bombons, na marca Renata Penido…
Um dos meus conteúdos que mais me deixa orgulhosa é, com certeza, o módulo de colorimetria do meu Curso On-line de Chocolataria II, lançado em 2021.

minha historia

2021

Demorei muito tempo para perceber que o conhecimento liberta e a criatividade é uma habilidade construída, mas aprendi. E é essa experiência que eu quero oferecer aos meus alunos: viver o chocolate, sua história e os seus processos!
O céu é o limite e continuo aqui, em busca de cada vez mais conhecimento para compartilhar com quem vier comigo nessa jornada, com muita empatia e afeto.

2021

Visita à fazenda de cacau no Vale Potumuju, no Sul da Bahia
Fiz uma imersão para acompanhar o processo, do início ao fim, do tratamento que as amêndoas de cacau passam. Foi muito especial para a gente ficar mais seguro ainda em relação ao nível de qualidade das amêndoas que usamos na produção da Ambar

minha historia 2
RENATAPENIDO_SITE_minhahistoria_-20

2022

Inauguração da Ambar. No início de 2022, a Ambar abriu sua primeira loja física, a primeira com conceito bean to bar focada também na produção de bombons coloridos em Belo Horizonte – MG.

2022

Estágio em Las Vegas na Escola Melissa Copel. Após uma espera de 2 anos por causa da pandemia, o estágio que estava planejado para 2020 finalmente aconteceu! E essa espera foi a prova que tudo tem seu tempo, porque ele foi incrivelmente aproveitado, porque depois de trabalhar lado a lado com a Melissa Coppel e de auxiliar chefs como Daniel Álvares, Frank Hasnoot, Enric Monzonis, e a grande referência em chocolataria, Ramon Morató, eu voltei para o Brasil outra profissional.

2023

Lançamento do meu Novo Curso Caramelos por Renata Penido, fruto de anos de estudos e testes, e que considero um dos curso mais completos do mundo sobre o tema.

Renata_penido_2023_caramelos
RENATAPENIDO_LOGO_PRINCIPAL-04

Renata Penido chocolatier de cara nova

Um dos meus passeios preferidos nessa passagem pelos Estados Unidos foi ir até o Antelope Canyon. Fiquei muito impressionada com tudo o que vi lá: o feixe de luz logo na entrada contrapondo a escuridão com o azul do céu, a areia e o formato dos canions sendo moldados pela ação do vento, o que é possível perceber no instante em que mergulhamos lá pra dentro – enorme, lindo, plástico, cheio de movimento. O mesmo movimento que precisamos dar ao chocolate e ao caramelo.
A sensação que eu tive ao entrar foi, justamente, esse mergulho que a gente dá no conhecimento, naquilo que vai possibilitar nossas habilidades, nossas técnicas e nossa criatividade. Foi muito latente em mim uma sensação de que não importa como você busca conhecimento, qual o caminho que você percorre, ele vai ser sempre bonito. Transformar esse fundo incrível em uma folha representa essa leveza no processo, representa a necessidade de seguir no fluxo do conhecimento para, então, resistir e ser moldada com o vento e seguir.

E quando penso na minha história, no meu caminho, não penso em ponto final, assim como na nova marca, não há uma limitação. A busca pelo conhecimento é constante. É algo que faz parte de mim, da maneira com que me conecto com o mundo. Buscar conhecimento e compartilhar conhecimento. Essa sou eu. E se você está aqui, lendo sobre essa trajetória, provavelmente também se identifica com esse caminhar. Então, só posso te fazer o melhor dos convites:

vamos juntas?

libertese

cursos disponíveis

minha historia 2

nome do editorial

renatanamidia

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed
diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore
magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam,
quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut
aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure
dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel
illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et
iusto odio dignissim qui blandit praesent.”

Após o preenchimento dos dados abaixo, entraremos em contato com você para compartilhar instruções e o link de inscrição em Chocolataria III: